top of page

CONHEÇA A

vinícola

NOSSA HISTÓRIA 

A História começa em 1895 com o nascimento de João De Bortoli, filho de imigrantes italianos, tornou-se um dos principais líderes e batalhadores da pequena comunidade de Salto Veloso que nesta época ainda não era município, mas fazia parte do Município de Videira.

 

​

Porém a primeira cantina de vinhos de Salto Veloso se deu no início do ano 1938, quando João De Bortoli, vendo a necessidade de industrializar as uvas que os primeiros imigrantes cultivaram na região, resolveu então

construir no porão da própria casa1 uma Cantina de Vinhos. A indústria e marca foram registradas com o nome “Colonial”. O empreendedor João De Bortoli, via nesta iniciativa uma oportunidade de manter os costumes dos seus pais (naturais da Itália) e ainda, entendia que o vinho, além de saudável, é útil para festas e encontros com os amigos, que na época reuniam-se para um belo jogo de bocha, mora e o tradicional quatrilho, sempre acompanhados de um bom vinho.

 

​

A empresa do Sr. João De Bortoli nesta época transportava o vinho em carroça de boi, em caixas de madeira com 48 garrafas empalhadas, com palha de trigo e eram vendidas na vila de Papuan(hoje Treze Tílias), Itapuí (hoje Ibicaré), Encruzilhada (hoje Arroio Trinta), Cocho (hoje Bom Sucesso) e em mais algumas cidades e vilas da região.

Em 1952, a firma Andreassa de Videira construiu uma pequena cantina de madeira aqui na vila de Salto Veloso, só para fabricação de vinho, e era transportado para Videira, onde era engarrafado e vendido com a marca “Vinhos Embaixador”. Nesta época o responsável para o recebimento e a fabricação do vinho era o Sr. Laurindo Olivo.

     

Em 1956, sete famílias iniciaram uma nova cantina, com razão social “Indústria e Comércio Giacomini Ltda.” Sócios: Antônio Ferronato, Pedro Giacomini, Moisés Giacomini, Albino Giacomini, Vitório Zanela, João De Bortoli e Pedro De Bortolo.

​

O primeiro diretor da empresa foi Abel Abati, e o primeiro fabricante de vinho Vitório Zanela e mais tarde passou a função à Olímpio Rech.

  

Em 1980 a empresa De Bortoli comprou a mesma, a qual passou a denominar-se “Indústria de Vinhos Salto Veloso Ltda.” Comercializando em praticamente todos os estados brasileiros. 
       Para a produção de uva, a empresa possui um terreno de 240.000 metros quadrados.Esta área contém um parreiral de 10 hectares com diversas variedades, tais como: Bordô, Cascadura ( Goethe ), Moscato, Niágara, e algumas outras.              

 

​

Além desta produção própria são adquiridas uvas dos municípios de Salto Veloso e Caçador,  e do estado do Rio Grande do Sul são compradas uvas Bordô e Niágara. A compra destas uvas, além de melhorar a economia, valoriza o vinho, ampliando o sabor e qualidade.     
   A Indústria de Vinhos Salto Veloso e a Família De Bortoli tem orgulho em poder manter os costumes e o trabalho que foram iniciados pelos saudosos João De Bortoli e Magdalena De Bortoli, que sempre fizeram este trabalho com carinho e dedicação, deixando uma herança de alegria, esforço, vida e principalmente de um ótimo vinho.

bottom of page